Carta aos Bispos, sobre o XVII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado na Arquidiocese de Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016

19 maio 2016

CNBB CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

_________________________________________________

Brasília-DF, 04 de maio de 2016

P – Nº. 0328/16

 

Exmº. e Revmº. Sr. Arce/Bispo,

Saudações de Paz!

Alegra-nos o envolvimento das Dioceses, Prelazias e Comunidades eclesiais de todo o Brasil, na preparação do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a realizar-se na Arquidiocese de Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016, no mesmo ano em que se comemora o quarto centenário do início da evangelização da Amazônia, e da fundação da cidade de Belém, além dos cento e dez anos de elevação da então diocese a Arquidiocese.

Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre convocou o Episcopado brasileiro a um olhar especial para Amazônia. “Há um ponto sobre o qual quero deter-me e que considero relevante para o caminho atual e futuro não só da Igreja no Brasil, mas também de toda a estrutura social: a Amazônia. A Igreja está na Amazônia, não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam. Desde o início, a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos, e lá continua presente e determinante no futuro daquela área. Mas fazem falta formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o ‘rosto amazônico’ da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos, para terem parresia!”

Durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, a partir da solicitação da Arquidiocese de Belém do Pará, foi convocada uma coleta Nacional em benefício do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizada no 11º Domingo do Tempo Comum, dias 11 e 12 de junho de 2016.

O resultado da Coleta será destinado ao custeio das despesas do Congresso Eucarístico. Se em ocasiões anteriores foi fundamental e bem recebida a participação de todo o Brasil, mais ainda se faz agora necessária, pelas dificuldades encontradas pela própria Arquidiocese no enfrentamento de todas as despesas.

O resultado da Coleta de cada Circunscrição Eclesiástica deverá ser depositado na conta corrente do Bradesco: ARQUIDIOCESE DE BELÉM, Agência: 1418-4, Conta 010675-5, encaminhando cópia do documento de depósito a alanms.contato@gmail.com aos cuidados de Alan Monteiro.

A todos antecipamos os agradecimentos em nome da Arquidiocese de Belém do Pará.

Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ
Arcebispo São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Clik aqui para ver a Carta aos Bispos- Congresso Eucarístico

Comentários

Nome

E-mail

Comentário