Caco Barcellos do ‘Profissão Repórter’ participou do 9º Mutirão de Comunicação

17 jul 2015

muticomTerceiro e penúltimo dia do 9º Mutirão de Comunicação (Muticom), em Vitória (ES).  Com o tema central “Ética nas Comunicações”, o evento que reúne mais de 500 jornalistas católicos de todo o Brasil, além agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), bispos, padres e religiosos, começou na última quarta-feira, 15, no Centro de Convenções da capital capixaba. O encontro prossegue nesta sexta-feira com uma programação diversificada com palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação, além de atividades culturais.

Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Vitória, Dom Luiz Manchilha Vilela. “Temos uma grande notícia para dar: Jesus Cristo está vivo”, disse. Sobre o tema central, o arcebispo lembrou que há uma crise de ética. “Que sejamos bons comunicadores, éticos, para termos um Brasil melhor”, desejou.

Os problemas da comunicação

Durante a Missa de abertura do terceiro dia, nesta sexta-feira, 17, Dom Rubens Servilha, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, disse na homilia: “Os problemas de comunicação não estão nas máquinas ou na tecnologia empregada, mas sim no ser humano que está diante do equipamento e, principalmente, o que ele comunica”, e de maneira simples, o bispo religioso carmelita fez uma recordação de como os meios de comunicação começaram a surgir nos conventos, onde no seu tempo de formação não era possível nem o uso da televisão e hoje, disse ele:” todos os irmãos possuem o seu telefone ou o seu aparelho de comunicação”, reafirmando assim que hoje é necessário uma formação pensada também nos meios digitais. Assista a homilia completa na nossa janela de vídeos ao lado direito do site.

A Igreja na mídia

Nos trabalhos desta sexta, um dos destaques da programação é a presença do escritor, repórter e apresentador Caco Barcellos, que fala sobre “A espetacularização da notícia”. Também conversa com os participantes do encontro de comunicação o jornalista Elson Faxina que fala sobre o tema “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso”. E nós conversamos com Elson Faxina.

“A comunicação na Igreja ainda se preocupa em dar um tom hierárquico em estampar o que pensam as autoridades e muito pouco sobre aquilo que acontece na Igreja da periferia”, revelou.

Grande catequese

O Muticom é um projeto da Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado a cada dois anos, a fim de proporcionar a troca de experiências e promover o conhecimento e ideias no campo da comunicação. Sobre o evento nós também conversamos com o Presidente da Comissão Pastoral de Comunicação, o bispo auxiliar de Aparecida Dom Darci Nicioli.

“O Muticom faz uma grande catequese que nos chama à co-responsabilidade de sermos evangelizadores, e com competência”, declarou.

Participação estrangeira

Nesta quinta-feira (16/07), também estiveram presentes no Muticom membros da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, e da Adveniat. Dom Gebhard Fürst, Bispo da Diocese de Rottenburg- Stuttgart falou ontem sobre o tema “Internet e Redes Sociais”. A delegação alemã veio ao Brasil para conhecer a realidade dos veículos de comunicação voltados à evangelização no País, assim como as redes de rádio e TV.

Outra atração do 9º Muticom é a Feira da Comunicação, atividade complementar ao debate proposto no encontro. O objetivo da feira é congregar as pessoas, o conhecimento e a troca de experiência entre os participantes e os expositores que, segundo a integrante da Comissão de Organização, Liandra Zanette, “possuem perfil bem variados”. Na feira, que funciona todos os dias do encontro, no mesmo horário das atividades, é possível encontrar artesanatos locais e lembranças capixabas.

Leonardo Fernandes, da Redação PASCOM diocesana

fonte: Rádio Vaticana/RS21

Comentários

Nome

E-mail

Comentário