Carta Convocatória para a 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral em Cajazeiras

9 nov 2017

DIOCESE DE CAJAZEIRAS

Mitra Diocesana

Carta Convocatória para a 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral

 

Cajazeiras, 01 de novembro de 2017

 

Caríssimos Diocesanos,

 

Carta Convocatória para a 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral, 01 de novembro de 2017 Caríssimos Diocesanos, Temos alegria de anunciar a todos a celebração de nossa 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral a realizar-se nos dias 16 a 18 de novembro. Recordamos que “a Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP) é a expressão máxima da comunhão pastoral da Diocese e o momento da mais ampla consulta e participação do Povo de Deus. Nela se reúnem os agentes de Pastoral e assessores, sob a autoridade do Bispo Diocesano, para estudar a realidade da Igreja e da sociedade, avaliar, planejar e propor diretrizes e atividades pastorais para o Plano bienal da Ação Pastoral da Diocese” (Estatuto dos organismos de pastoral, Art. 53).

Neste ano a nossa Assembleia terá um caráter mais formativo, com o objetivo de introduzir nossa Diocese na reflexão que nos propõe a Igreja do Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos, sobre o protagonismo dos cristãos leigos na vida e na missão da Igreja, a fim de nos prepararmos para a celebração do Ano Nacional do Laicato que se iniciará no próximo dia 25 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei. O tema proposto pela CNBB foi escolhido pela Coordenação Diocesana para a Ação Pastoral (CODAP) para orientar nossa reflexão na Assembleia: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt. 5, 13-14). Para nos ajudar na reflexão, contaremos com a Assessoria de MARILZA JOSÉ LOPES SCHUINA, Presidente do Conselho Nacional dos Leigos.

Recordamos também que, na seção dedicada ao planejamento pastoral, retomaremos as conclusões da 38ª Assembleia Diocesana de pastoral, a partir de seus objetivos e eixos de ação evangelizadora, revisando-os e atualizando-os à luz das exigências pastorais que emergiram com a avalição realizada pela CODAP em todas as paróquias, a fim de que possamos elaborar o nosso Plano Diocesano de Ação pastoral para os próximos dois anos.

Sendo que a CODAP está concluindo o trabalho de visita às paroquias para formação sobre o Conselho de Pastoral Paroquial e para fazer um levantamento sobre a situação pastoral das mesmas, não acontecerão as Assembleias das Foranias. A Coordenação apresentará um quadro dos principais desafios pastorais de cada Forania a partir do questionário aplicado nas paróquias.

São Convocados para a Assembleia pastoral deste ano os seguintes representantes do Povo de Deus:

  1. Todos os sacerdotes e diáconos canonicamente domiciliados na Diocese e nela atuantes pastoralmente;
  2. Os membros da CODAP;
  3. Dois representantes de cada paróquia, escolhidos pelo respectivo Conselho Pastoral Paroquial;
  4. Um representante de cada residência de Instituto de Vida Consagrada, Instituto Secular ou Sociedade de Vida Apostólica presentes na Diocese.
  5. O Coordenador de cada uma das Comissões Pastorais Diocesanas;
  6. Um representante de cada uma das Novas Comunidades, que tenham o reconhecimento diocesano.
  7. Os seminaristas teólogos.

A Assembleia acontecerá no Centro de Pastoral da Diocese. Solicitamos que seja confirmada a participação através da inscrição, a fim de que se possa providenciar acomodações adequadas para todos. O preço da inscrição por participante é de 100,00. A abertura dos trabalhos da Assembleia acontecerá após o jantar do dia 16.

Contamos com a presença e a disponibilidade de todos os convocados e desejamos que a Assembleia seja celebrada em espirito de comunhão, participação e corresponsabilidade e pedimos a todos os diocesanos que nos acompanhem com a sua oração e comunhão fraterna. Que a Virgem Mãe da Piedade e São Pio X, com sua intercessão e proteção, nos ajudem nesta missão, para que dóceis ao Espirito Santo, descubramos juntos a graça e a beleza de formamos parte de um único Corpo e respondamos com generosidade à nossa vocação comum, sendo “sal da terra e luz do mundo”, testemunhando a força e a presença transformadora de uma “Igreja, casa e escola de comunhão, serviço e Missão”.

Com afeto pastoral,

 

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.

Bispo Diocesano

 

Carta Convocatória para a 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Comentários

Nome

E-mail

Comentário