Papa entrega flores e reza diante de monumento da Imaculada Conceição

8 dez 2014

papa e nsApós rezar a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, Francisco saudou alguns grupos de fiéis, concedeu a sua bênção apostólica e fez um anúncio:

“Hoje à tarde, irei à Santa Maria Maior para saudar a ‘Salus Popoli Romani’, e depois, à Praça de Espanha para renovar o tradicional gesto de homenagem e oração aos pés do monumento da Imaculada. Peço a todos que se unam espiritualmente a mim nesta peregrinação, que expressa minha devoção filial a nossa mãe celeste”.

Com efeito, neste dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Papa deixou o Vaticano por volta das 15h45 (hora local de Roma) e dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maior. Francisco se deteve diante do ícone da Salus Popoli Romani e rezou durante alguns minutos. Foi a 16ª visita a esta Basílica desde o início de seu Pontificado. Na última, em 30 de novembro passado, o Santo Padre agradeceu Nossa Senhor por suas duas últimas viagens internacionais: Estrasburgo e Turquia.

 Na sequência, Francisco atravessou o centro de Roma com a sua ‘Ford Focus’ e foi à Praça de Espanha para rezar diante da imagem da Nossa Senhora e depositar flores, como é tradição desde 1953. O Pontífice proferiu uma breve oração, de sua autoria.

 Francisco foi recebido com carinho pelos fiéis, romanos e turistas que o aguardavam. Assim como no ano passado, saudou todos os presentes com sorrisos e acenos de mão. Estavam presentes também cerca de 100 pessoas com deficiência assistidas pela União Italiana de Transporte de Doenças a Lourdes e aos Santuários (UNITALSI).

Uma destas pessoas era Alessandro Alex, deficiente sem moradia fixa, aos cuidados da seção romana da UNITALSI, que pediu explicitamente para estar na Praça e cumprimentar o Papa. Alex tem 84 anos e mora na periferia de Roma, onde um grupo de voluntários o assiste. Há tempos mora em um trailer e está esperando que a Prefeitura lhe ceda uma moradia popular.

O Papa Francisco escreveu e leu a seguinte oração:

Ó Maria, Mãe nossa, hoje o povo de Deus em festa te venera Imaculada, preservada desde sempre do contágio do pecado. Acolhe a homenagem que te ofereço em nome da Igreja que está em Roma e no mundo inteiro.

Saber que Tu, que és nossa Mãe, és totalmente livre do pecado nos dá um grande conforto.

Saber que sobre ti o mal não tem poder, nos enche de esperança e de fortaleza na luta cotidiana que nós devemos travar contra as ameaças do maligno.

Mas nesta luta não estamos sozinhos, não somos órfãos, porque Jesus, antes de morrer na cruz, nos deu você como Mãe.

Nós, portanto, mesmo sendo pecadores, somos teus filhos, filhos da Imaculada, chamados àquela santidade que em ti resplandece pela graça de Deus desde o início.

Animados por esta esperança, nós hoje invocamos a tua materna proteção para nós, para nossas famílias, para esta cidade, para o mundo inteiro.

O poder do amor de Deus, que te preservou do pecado original, pela tua intercessão liberte a humanidade de toda escravidão espiritual e material, e faça vencer, nos corações e nos acontecimentos, o desenho da salvação de Deus.

Faz que também em nós, teus filhos, a graça prevaleça sobre o orgulho e possamos nos tornar misericordiosos como é misericordioso o nosso pai celeste.

Neste tempo que nos conduz à festa do Natal de Jesus, ensina-nos a ir contra a corrente: a despojarmo-nos, a rebaixarmo-nos, a doar-nos, a escutar, a fazer silêncio, a nos descentrar de nós mesmos, para deixar espaço á beleza de Deus, fonte da verdadeira alegria.

Ó Mãe nossa Imaculada, rogai por nós!

Comentários

Nome

E-mail

Comentário