Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Aparecida-PB

19 dez 2014

Administrador Paroquial: Pe. Janilson Rolim Veríssimo

Endereço: Rua José Teodoro dos Santos, 193 – Centro

Aparecida-PB – CEP: 58823-000

Fone: (83) 3543-1301

Criação: 12/12/2004

e-mail: paroquianscaparecida@outlook.com

 

História:

Criação: 12/12/2004

A fé foi um dos elementos preponderantes na formação e surgimento da cidade de Aparecida. Em 1927 foi realizada a primeira missa na residência de Antônio Amâncio Pires, que ficava bem em frente onde hoje está instalado o posto de combustíveis, à margem esquerda do Rio do Peixe. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. José Borges.

No ano de 1927, a Mitra Diocesana, representada pelo Revmo. Pe. José Neves de Sá recebeu em doação, por escritura pública, uma quadra de terra constituída de 100 braças de comprimento por 300 braças de fundos, correspondente a 30.000 braças quadradas, situadas no Sitio Canto, para ali ser erguida uma capela pública dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Ainda salienta Azevedo & Filho (2005) que a primeira capela era pequena e ficava com a frente para o norte. Esta foi demolida em 1946, com a autorização do Pe. José Borges para dar lugar à construção da atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Nesta época, a vila chamava-se Canto, por se tratar de um lugarejo localizado no Canto da Fazenda Gado Bravo, de propriedade de Tiburtino Sá, adquirida por Antônio Amâncio Pires, no início da década de 40.

Vários padres contribuíram e ajudaram na construção de uma comunidade voltada para a fé. Entre eles: Pe. Oriel Fernandes, Pe. João Cartaxo, Pe. Bento, Pe. Guilherme, Pe. Lambert e Pe. José Mangueira Rolim1967-2004 este. Este dedicou 38 anos de fé e compromisso pela Capela de Nossa Senhora Aparecida e, muito contribuiu para a criação da paróquia.

No dia 12 de dezembro do ano de 2004, aconteceu a solenidade de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo então desmembrada da Paróquia de Santana, em Sousa, e passando a ter todos os direitos e obrigações contempladas no Código de Direito Canônico. Neste mesmo dia, foi nomeado o Padre Josinaldo Pereira de Lima, como administrador paroquial e o Padre Ernaldo José de Sousa, como vigário paroquial. O Pe. Josinaldo Pereira assumiu a paróquia em 01 de janeiro de 2005 e até hoje vem desenvolvendo excelente trabalho com as pastorais, movimentos e grupos.

A Paróquia de Aparecida possui cinco capelas, porém duas ainda se encontram em fase de construção. Também estão presentes as Irmãs Missionárias da Sagrada Família que dão assistência pastoral. Elas já residiam antes no território paroquial no assentamento Acauã,

mas no ano de 2007 tornaram-se definitavamente seus trabalhos pastorais vinculados a paróquia. As que residiram e ainda residem são as seguintes irmãs: Fátima Aquino, Joana, Jucineide, Salete, Cosma, Dulce e Luciene.

De igual modo, os seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Assunção que, nos finais de semana, atuam junto às pastorais e comunidades.

A cidade de Aparecida tem uma população de 7.676 habitantes segundo dados do Censo (IBGE, 2010). Tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Existem dois sacerdotes que são filhos da terra são eles: o Pe. Sebastião que reside na Diocese de Crato-CE e o Pe. José Marcos que atua na Diocese de Campina Grande-PB.

Comentários

Nome

E-mail

Comentário