Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santa Cruz-PB

19 dez 2014

Administrador Paroquial: Deusimar Silva Gomes

Vigário Paroquial: Pe. José Cavalcante Filho

Endereço: Luíz Pereira da Silva, s/n – Centro

Santa Cruz-PB – CEP: 58824-000

Fone: (83) 3545-1015

e-mail: 

 

História:

Criação: 15/01/1963

O fundador desta cidade é o Professor Nestor Antunes de Oliveira. Ele e sua mãe Vitória Gomes de Matos (Mãe Totô) fizeram a doação do terreno da Igreja.

O ideal do fundador era de construir uma capela, porque antes as missas eram celebradas numa latada defronte a sua casa. Já no inicio da caminhada de fé a devoção do povo foi sempre ao Sagrado Coração de Jesus. Assim para a construção da capela ao Sagrado Coração de Jesus teve ajuda da comunidade, todo o povo ajudou de forma muito bonita. Inicialmente a capela era bem pequena, só posteriormente houve um aumento de alguns corredores laterais.

A 15 de janeiro de 1963, segundo a prescrição do código de direito canônico (Cânones 216.454 e 1.415 III e 14.222 e I e II), em consonância com o Concílio Plenário Brasileiro, foi eleita a categoria de Paróquia a Capela do Sagrado Coração de Jesus, de Santa Cruz, desmembrando-se, desta forma, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Sousa, e teve como primeiro vigário Pe. Lamberto Boghard tomou posse em 04 de fevereiro de 1963.

Numa retrospectiva histórica gostaria de citar o Pe. José Neves como celebrante da primeira missa em Santa Cruz no dia 26 de novembro de 1923. Muitos padres se sucederam até o seu desmembramento da paróquia de Sousa, como: Mons. Viana, Côn. Oriel Fernandes, e o então Pe. Zacarias que posteriormente foi nosso bispo diocesano.

Gostaria de citar o Reverendo Pe. João Cartaxo Rolim que foi vigário de nossa terra, antes de seu desmembramento daquela paróquia. Muitos padres fizeram a história Religiosa e Social de Santa Cruz paróquia até os nossos dias. Por isso prestamos uma homenagem ao Pe. Mangueira. Ele incentivou, de sua passagem apenas de um ano, o trabalho catequético de maneiro brilhante e produtiva dentro da Igreja, nas Escolas e em todo município.

O Pe. Dagmar (13 de fevereiro de 1972 – 1985) trabalhou 13 anos nos assistindo como  vigário regente, destacando o seu trabalho incansável na parte doutrinária, educacional, sem esquecer o incentivo à devoção ao Sagrado Coração de Jesus através do Apostolado da Oração. Foi um grande realizador das tradicionais festas religiosas e sociais da paróquia.

O primeiro padre a residir aqui foi o Pe. João Andriola em 18 de abril de 1964. Seguindo-se do Pe. Carmil Vieira dos Santos em 12 de janeiro de 1968, Frei José Maria Verçosa Bezerra 12 de janeiro de 1985 até 14 de setembro de 1994, até chegar o Pe. José Casimiro (14 de setembro de 1994 – 16 de junho de 2002). Em seguida veio o Pe. Djacy

Brasileiro em 25 de junho de 2002 – 03 de julho de 2011 e depois o Pe. José Roberto em 27 de julho de 2011.

Todos tiveram e tem grande atuação como vigários, embora cada um com sua diversidade de trabalho e todos registraram páginas na nossa história, cada um assumindo a sua parte junto a comunidade Católica.

Existe na paróquia um brilhante desempenho de ações comunitárias, associações religiosas e movimentos pastorais, como sejam: Conselho paroquial, auxiliar imediato em todas as decisões da paróquia; Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Infância Missionária; Catequese permanente com criança, jovens e adultos que inclui a parte de catecismo, preparação para o batismo, crisma e casamento. Destacam-se o apostolado da oração, equipe de liturgia, sendo esta considerada a força viva da paróquia. Ainda o Movimento Mãe Rainha, coroinhas, ministros extraordinários da comunhão eucarística, terço dos homens e das crianças e mulheres, grupos missionários.

A população atual de Santa Cruz é de 6.471 habitantes (IBGE 2010).

Comentários

  • Weliton Morais disse:

    Amo essa minha paroquia, que ela seja sempre abençoada por Deus!

  • Nome

    E-mail

    Comentário