Paróquia São Sebastião – Lastro-PB

19 dez 2014

Administrador Paroquial: Pe. Francisco Gomes Filho

Endereço: Rua da Matriz, s/n-Centro

Lastro-PB – CEP: 58820-000

Fone: (83) 9 9621-4044

e-mail:

História:

Criação: 13/01/1984

No século XVIII a cidade do Lastro teve como início de povoamento uma única fazenda onde se destacava a CASA GRANDE, como era conhecida pelo seu dono o coronel Avelino. A mesma foi a base de origem para nossa matriz, antiga Capela pertencente a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, da cidade de Sousa-PB. Seu dono construiu no centro da casa grande uma CAPELA bem trabalhada e mandou fazer uma escultura do santo de sua devoção: A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO, contando com o apoio de seu irmão o Pe. Raimundo Avelino, que passava dias em sua residência.

Com o decorrer do tempo a Fazenda foi passando a mão de outros donos, mas que permaneciam fieis a devoção ao Santo, permanecendo assim a imagem na capela, e a cada ano nos dias 19 e 20 de janeiro, ocorriam eventos religiosos em homenagem ao padroeiro, ao qual compareciam muitos devotos para prestigiar a São Sebastião.

Tamanha era a devoção ao Santo que a cada ano arrebanhava mais fieis que no ano de 1946 o então Deputado e Coronel da época Manoel Gonçalves de Abrantes, também dono da fazenda na qual até hoje se encontra construída a pequena capela em homenagem ao Santo, comprou um terreno localizado no centro da atual cidade do Lastro e o doou para que nele construísse uma nova capela, maior do que a existente para melhor homenagear ao santo e seus devotos. Sua atitude foi motivo de grande alegria para toda a população que via assim a concretização de um sonho popular já que a antiga capela era localizada em propriedade particular. Além de doar o terreno o coronel ao lado de sua esposa D. Nestorina Abrantes, a qual era muito religiosa e com apoio de alguns jovens começaram a realizar eventos sociais e religiosos com o intuito de angariar recursos para tornar possível concretizar os trabalhos da construção da nova capela.

Construído o templo, para alegria de todos os lastrenses veio com grande honras e festejos outra imagem de São Sebastião, pois a antiga até os dias atuais permanece na Capela da Antiga Casa Grande, e é com ela que todos os anos se faz a grande procissão de abertura das festas alusivas ao nosso padroeiro de 11 a 20 de janeiro de cada ano.

A Igreja de São Sebastião teve como primeiro pároco o Pe. Anacleto da vizinha cidade de Uirauna, sendo tempo depois substituído pelo Cônego Oriel, da cidade de Pombal, que orientou nossa espiritualidade até sua morte, quando então foi substituído pelo Pe. João Cartaxo Rolim, que durante anos foi nosso mentor espiritual, nos tornando coirmãos da paróquia de

Nossa Senhora dos Remédios, da vizinha cidade de Sousa. Movido pela idade e excesso de trabalho teve que repassar a responsabilidade da Igreja do Lastro para o Pe. Dagmar Nobre de Almeida, que com grande desempenho sacerdotal, conseguiu com o apoio da comunidade e do ex-prefeito Expedito Gonçalves Nobre, no dia 20 de outubro de 1984, junto ao Reverendíssimo Bispo Diocesano D. Zacarias Rolim de Moura, da Diocese de Cajazeira, da qual pertencemos a elevação de Capela de São Sebastião para a categoria de Matriz de São Sebastião.

Após apascentar seu rebanho por vários anos o Pe. Dagmar achando-se doente entregou a missão de pároco do Lastro ao Frei José Maria, que permaneceu por pouco tempo, entregando a missão ao Pe. Antônio Duarte, que por sua vez morava muito distante e encontrava dificuldades para se deslocar até nossa comunidade. Por esta razão foi substituído pelo Pe. José Dantas, conhecido carinhosamente por Pe. Dedé. O mesmo conseguir com sua humildade e serviço de doação a Deus, arrebanhar as ovelhas dispersas de nossa comunidade, fazendo um belo trabalho missionário, elevando nossa espiritualidade e nos oportunizando vivenciarmos pela primeira vez as celebrações religiosas alusivas ao período da semana santa, fortalecendo assim cada vez mais a nossa fé.

Como a missão de servir a Deus requer renúncia, perdão e obediência o Pe. Dedé por motivos superior, após um belo trabalho espiritual desenvolvido em nossa comunidade teve que assumir outra paróquia, nos deixando assim sob direção espiritual do Pe. Casimiro, que permaneceu um bom tempo conosco quando foi substituído pelo Pe. Djacir que continuou guiando o rebanho lastrense até meados do ano de 2011, quando então foi substituído pelo nosso atual pastor o Pe. Roberto, dando assim continuidade ao trabalho espiritual.

Apesar da condição de Matriz, ainda não temos a graça de termos um Padre permanente que possa guiar com mais assistência espiritual nosso rebanho, que apesar de fervoroso é carente de espiritualidade. Confiando em Deus e em nosso padroeiro São Sebastião, rumamos mais esperançosos, na certeza de que a cada dia cresceremos na fé e na certeza do Cristo ressuscitado, fazendo de nossa paróquia uma comunidade viva coirmanada com nossos irmãos vizinhos nos tornando assim capazes de transformarmos nossa atual realidade.

Que o Senhor nos ajude a sermos servos fiéis, construtores de dias mais felizes onde triunfe a paz, a bondade, a união e a justiça para que possamos a cada dia sermos mais fortalecidos com a sua graça.

Comentários

  • Cesar de Andrade Saraiva disse:

    Moro em São Paulo e sou batizado na Paróquia São Sebastião. Vou me casar e preciso de ajuda para obter o batistério. Não localizei na internet o telefone direto da Paróquia. tentei contato no celular que do administrador paroquial, porém, sem sucesso. Por favor, peço uma ajuda para poder obter esse documento.

  • Nome

    E-mail

    Comentário